terça-feira, 25 de outubro de 2011

ARTIGO sobre Didática

DIDÁTICA: UM ESTUDO PARA UMA DOCÊNCIA DE MELHOR QUALIDADE
Por: FLORIANO, M. Bárbara

Sabe-se que a atividade educativa acontece nas mais diversas esferas da vida social (família, trabalho, igrejas, meios de comunicação de massa, etc) e que a escola tem como principal função sistematizar e democratizar os conhecimentos adquiridos em tais esferas.


Para que o processo educativo seja efetivo é necessário que oriente sobre suas finalidades e meios, suas opções de homem que deseja formar e a sociedade pela qual aspira, portanto a formação humana tem um caráter intencional, carregado de opções sociais e políticas, ou seja, o processo educativo, ou de ensino e aprendizagem, é influenciado por fatores externos e internos.

À Pedagogia, principal responsável pela área do ensino, cabe investigar as finalidades da educação numa determinada sociedade, fornecendo meios para a formação do indivíduo e preparando-os para a vida social. Pode-se afirmar que a Pedagogia dirige, orienta e formula objetivos para o processo educativo.

A Didática, enquanto uma área de estudo da Pedagogia, orienta o professor na escolha, aplicação e avaliação dos métodos que geralmente utiliza na sua prática pedagógica, ou seja, a Didática serve ao professor como um fio condutor para que sua instrução seja contextualizada e acessível aos alunos, enquanto esses mesmos alunos, buscam transformar as instruções recebidas em conhecimento significativo, apresentando uma devolutiva de tal conhecimento ao professor para que ele, enquanto responsável pela transmissão, apropriação crítica e produção de um novo conhecimento, avalie sua prática docente e assim a aprimore, buscando novas alternativas metodológicas.

A Didática busca fundamentar, criar condições e modos de realização para o ensino, uma vez que:
 - converte os objetivos sócio-políticos em objetivos de ensino;
 - seleciona conteúdos e métodos;
 - vincula o ensino e a aprendizagem;
 - visa ao desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos e
 - busca fundamentos para a prática educativa.

Cabe aqui explicar cada uma das funções da Didática acima mencionadas.
1º) Converte os objetivos sócio-políticos em objetivos de aprendizagem
Aqui falamos do campo social envolvido no campo escolar, uma vez que a escola está incumbida de formas cidadãos críticos e participantes na sociedade que estão inseridos. É necessário que ao selecionar os objetivos de aprendizagem, as habilidades à serem desenvolvidas e capacidades dominadas pelos alunos, os professores conheçam quais são os anseios da sociedade para os cidadãos em formação, pois qualquer intervenção pedagógica está embasada por posturas e conceitos sociológicos e ideológicos que levam à reflexão do papel que se deve assumir na sociedade enquanto membros ativos da mesma.

2º) Seleciona conteúdos e métodos
A seleção de conteúdos e métodos é o ponto de partida de qualquer aprendizagem.
Para que se possa selecionar os conteúdos e métodos de ensino é importante que se faça as perguntas “ por que ensinar?” e “ o que ensinamos?”

De acordo com Zabala (1998, p. 32) conteúdo é tudo quanto se tem que aprender para alcançar determinados objetivos que não apenas abrangem as capacidades cognitivas, como também incluem as demais capacidades.Portanto serão conteúdos de aprendizagem todos aqueles que possibilitem  o desenvolvimento das capacidades motoras, afetivas, de relação interpessoal e inserção social.

Dessa forma fica claro que a seleção de conteúdos deve considerar a pessoa integral, não apenas aspectos cognitivos.

Partindo dessa concepção para a seleção de conteúdo, pode-se afirmar que o método de ensino adotado deve ser um método globalizado, centrado exclusivamente no aluno e em suas necessidades educacionais, transportando assim o foco das disciplinas para as capacidades, interesses e motivações do aluno.

3º) Vincula o ensino e a aprendizagem
O principal problema do professor é que seu aluno aprenda. Toda aprendizagem é um processo integral, pois mobiliza toda a pessoa (intelecto, afetividade, sistema muscular, etc), e um processo qualitativo, pelo qual a pessoa fica melhor preparada para novas aprendizagens e acontece em dois movimentos simultâneos e integrados: a assimilação e a acomodação, nos quais o organismo se movimenta para se adaptar ao meio ambiente.

Ensinar não é o mesmo que aprender, o professor não pode obrigar o aluno a aprender e todo o esforço que fizer será perdido se o aluno não aprender. Apenas parte daquilo que se ensina é efetivamente aprendido.
Existem três fatores que interferem  no processo de ensino:
·              O aluno: suas motivações para aprender, seus conhecimentos prévios, a relação com o professor e a atitude com o conteúdo;
·              O assunto: a estrutura (seus componentes e relações), tipos de aprendizagem requeridos e a ordem de apresentação;
·              O professor: situação estimuladora ambiental comunicação verbal de instruções, informação ao aluno sobre seus progressos, relação com o aluno e a atitude com a matéria ensinada.

O sucesso do ensino está em manejar de forma dinâmica esses fatores, utilizando uma sequência didática bem planejada e respeitando o processo natural da aprendizagem.

Portanto o processo de ensino deve facilitar e incrementar o processo de aprendizagem, para tanto o profissional de educação deve utilizar a Didática a seu favor, selecionando os conteúdos e métodos de forma que garantam um processo de ensino-aprendizagem vinculados.

4º) Visa ao desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos
O desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos se dá através da interação professor-aluno.

Quando ministra sua aula o professor tem como objetivo apresentar tarefas cognoscitivas e o alunos dispõem de um certo grau de capacidades cognoscitivas (mentais), de acordo com sua idade, experiência de vida, etc.

O trabalho docente é caracterizado pela constante interação entre essas tarefas cognoscitivas colocadas pelo professor e a bagagem do aluno para executá-las.

Dessa forma o professor deve apresentar os objetivos, conteúdos de estudo e as tarefas de forma clara e contextualizada para que o aluno possa desenvolver-se cognoscitivamente.

5º) Busca fundamentos para a prática educativa
O objetivo de qualquer profissional deve ser se apresentar cada vez mais competente em seu ofício, sendo assim é preciso que tenha conhecimento e experiência em sua profissão.
Não é novidade nenhuma que todo profissional saiba que entre as tarefas que realiza algumas são muito bem feitas, outras satisfatórias e outras ainda precisam ser melhoradas, porém sabem realmente realizar tal avaliação?

No campo da prática educativa, para que tal avaliação seja efetiva é necessário que o professor possua conhecimento teórico de sua especificidade, ou seja, dos processos educativos e suas implicações, como também avalie os resultados obtidos de seu trabalho didático com os alunos e em havendo necessidade possa empregar novos métodos de ensino, reavaliando e modificando sua didática enquanto profissional.

Ao professor, que assume o papel de facilitador/orientador do ensino, faz-se de extrema importância que tenha uma formação profissional que o prepare teórico- científica e tecnicamente. A formação profissional deve ser contínua e promover o entrelaçamento da teoria com a prática.

Entende-se por formação técnico-prática a preparação específica para a docência, a qual inclui disciplinas como Didática, metodologias específicas das matérias, Psicologia da Educação, pesquisas e etc.

Toda teoria deve levar à reflexão dos problemas reais adjacentes de experiências práticas que resultem em ações embasadas pela teoria, ou seja, forma-se um círculo entre teoria e prática. O que nos remete a concluir que a Didática está intimamente ligada a bases teórico-científicas e a prática docente.

A cargo da Didática ficam O QUE e o COMO do processo pedagógico escolar. Ao processo didático cabe a mediação entre objetivos, conteúdos, métodos e matérias de ensino.

O profissional da educação que obtém conhecimento das bases teórico-científicas e técnicas, e a articulação do ensino com a realidade possui maior segurança profissional, sendo  capaz de pensar e aprimorar a prática e a qualidade de seu trabalho.

A meta da escola pública, enquanto produtora e reprodutora de conhecimentos sistematizados deve ser preparar as crianças para participarem ativamente da sociedade na qual estão inseridas. E o trabalho docente é o de ensinar e instruir. Cabe elucidar a diferença entre esses dois termos. Instrução é o domínio dos conhecimentos sistematizados e o desenvolvimento das capacidades intelectuais enquanto que o Ensino está relacionado as ações para a instrução, são as atividades entre professor/aluno, a transmissão/ assimilação de conhecimentos, habilidades e hábitos.

Nesse ponto pode-se afirmar que a Didática orienta a ação docente, partindo de situações concretas de ensino, pois é ela quem dá o suporte necessário à escola e aos professores para que realizem suas atividades e tarefas básicas, cumprindo assim suas responsabilidades sociais e políticas.

O compromisso social e ético do professor é preparar seus alunos para que se tornem cidadãos ativos e conscientes, a característica mais importante de sua atividade profissional é a mediação entre aluno e sociedade, entre as condições do aluno e sua destinação social, para tanto ele precisa planejar e desenvolver suas aulas e avaliar o processo de ensino.
A responsabilidade profissional docente é o empenho na instrução e educação de seus alunos; dirigir o ensino e as atividades objetivando que os alunos dominem os conhecimentos básicos e habilidades envolvidos em tal instrução.

A Didática, entendida como teoria da instrução e do ensino, é uma atividade eminentemente pedagógica, pois estuda o processo de ensino e orienta a atividade profissional dos professores, investigando as condições e formas de ensino, bem como os fatores reais entre a docência e aprendizagem.

Os objetivos da atividade docente, na forma de atividade pedagógica, são:
 - assegurar aos alunos domínio seguro e duradouro de conhecimentos científicos;
 - criar condições e meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais visando autonomia de aprendizagem e pensamento;
 - orientar tarefas de ensino objetivando a formação da personalidade.

Para atingir tais objetivos é preciso que o professor realize um conjunto de operações didáticas (planejamento, direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação).

A Didática auxilia na formação docente, pois sintetiza os conhecimentos de outras disciplinas, o que esclarece os fatores de instrução e ensino e boas propostas de ensino estão embasadas em diferentes métodos e estratégias que amparam-se em diferentes correntes, que estejam adequadas aos princípios que norteiam a prática.

Um dos objetivos principais do ensino é o sucesso da aprendizagem, porém isso não é uma certeza, o que transfere ao aluno parte da responsabilidade. Só pode ser analisado levando em consideração seus atores, ou seja, professores e alunos.

A Didática nesse sentido tem papel fundamental, pois é através dela que se dá o encontro entre ensino e aprendizagem. Como assegura Feldman (1997, p. 67), a única pessoa que pode modificar o ensino é o professor e o ato de melhorar o ensino depende, em primeiro lugar e sobretudo, de que se compreenda isso”.  Só se pode obter essa compreensão com o auxílio da Didática, que como foi dito anteriormente, utiliza-se de bases teóricas para avaliar a prática.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BORDENAVE, Juan Díaz e PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1977.

CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova Didática. Rio de Janeiro: Vozes, 1988.

FELDMAN, Daniel. Ajudar a ensinar: relações entre didática e ensino. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1997.

ROSA, Dalva E. Gonçalves e SOUZA, Vanilton Camilo de. Didática e prática pedagógicas de ensino: interfaces e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP e A editora, 2002.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Um comentário:

  1. Parabéns querida, vc discorre sobre o tema com desenvoltura e muita didática!!!!
    Vou te seguir!!!!!

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