quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Folclore


BOA NOITE!!!

O assunto da vez é o Folclore. Como sabemos, Agosto é o mês que comemoramos essa data, mais especificamente no dia 22, porém algumas professoras e demais profissionais da Educação desenvolvem um trabalho com o tema durante todo o mês.
Normalmente o trabalhado são as lendas, mas como eu não gosto muito delas resolvi há uns bons anos trabalhar os outros aspectos dessa data. Como por exemplo: brincadeiras, parlendas, cantigas, trava-línguas, adivinhações, etc.
A sugestão que deixo é o livro abaixo:

FOLCLORE BRASILEIRO INFANTIL

CELIA RUIZ IBÁÑEZ- EDITORA GIRASSOL
O livro é dividido em categorias contendo: cantigas, adivinhas, brincadeiras, trovas, trava-línguas, provérbios, crendices e canções de ninar. É bem ilustrado e colorido, o que prende a atenção da criançada.
Eu tenho trabalhado com ele há uns 5 anos e como o folclore é parte da nossa cultura ele não fica ultrapassado (haha!). Cada dia letivo do mês de Agosto eu faço algumas atividades sugeridas por ele, durante a roda de conversa e as crianças participam muito e adoram!
Você pode ainda criar atividades de registro em cima do tema, utilizando o livro como suporte. O mais legal é que ele contempla desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Aqui a sua criatividade é o limite!!!

Gostaram?! Espero que essa sugestão tenha ajudado =)
E vocês, como trabalham com esse tema? Vamos compartilhar e somar ?!


Nenhum comentário:

Postar um comentário